Dor:
Geralmente este tipo de cirurgia não apresenta dor no pós-operatório. Todavia, se ocorrer, será facilmente debelada com os analgésicos prescritos como preventivos.
Sangramento:
Nas primeiras 48 horas existe um sangramento que é normal, razão pela qual é colocado um curativo de proteção, sobreposto à abertura do nariz. Esse curativo poderá ser trocado em casa, quantas vezes se fizer necessário.
Curativos:
Após o término da cirurgia o nariz é imobilizado com gesso que deve permanecer de 8 a 10 dias, período após o qual é retirado no consultório. Ele é importante para a 1ª fase de modelagem do nariz. Poderá ainda ser utilizado o tamponamento nasal (com gazes vaselinadas), que é deixado por 24 a 48 horas.
Posição para dormir:
Nos primeiros dias, sempre com a cabeça em posição discretamente elevada, mantendo sempre a face voltada para cima (nunca lateralmente).
Cicatrizes:
Praticamente não existe cicatriz aparente na cirurgia estética de nariz. Deve-se isso ao fato de as incisões serem feitas “dentro do nariz”, ou nos sulcos. Em casos especiais, quando é necessário trabalhar com as asa nasais, fazem-se pequenas incisões entre as asas e a face, o que devido à sua localização torna-se quase imperceptível dentro de poucas semanas. Há ainda a possibilidade de uma incisão na parte inferior do nariz (columela), cuja cicatriz também se tornará imperceptível.
A respiração após a cirurgia:
Sempre que possível, a Rinoplastia estética procura melhorar as condições respiratórias do paciente, quando essas já são precárias no nariz original, pois, na maioria das vezes, esses problemas de devem ao desvio de septo que é corrigido no mesmo ato cirúrgico, sendo um procedimento inerente ao trabalho do cirurgião plástico. Todavia, quando a correção simultânea de septo e pirâmide nasal demanda cuidados especiais, é recomendável que a cirurgia estética se faça numa segunda oportunidade, após ter sido corrigido o septo por um especialista da área.
Riscos:
Os riscos da intervenção cirúrgica, são minimizados com a consulta onde o paciente informa ao médico eventuais problemas de saúde, uso de medicações, fumo, problemas anestésicos anteriores. Realiza todos os exames pré-operatórios e consulta pré-anestésica.